O MEI (Micro empreendedor Individual) enfrenta diariamente a dificuldade de conciliar a atividade que gera receita e o administrativo/financeiro do seu negócio. 

Na maioria das vezes os controles financeiros acabam sendo deixados em segundo plano, por razões variadas:  TEMPO, falta de conhecimento e/ou falta de ferramentas adequadas. 

Apesar de ser muito comum a falta de organização e controle financeiro, nós precisamos alertar que esta “falta” pode fazer o seu negócio afundar. 

Quando falamos da necessidade de um controle financeiro, quem não está habituado com o termo fica logo apavorado e não sabe nem por onde começar… 

 A partir de agora a MEGGA vai te ajudar, anota aí essas dicas essenciais: 

1) Separe a conta da empresa da conta pessoal – Definitivamente a sua empresa precisa ter um conta bancária exclusiva para registros das transações da empresa (recebimentos de clientes e pagamentos de fornecedores e despesas) 

2) Faça semanalmente a conciliação da sua conta bancária – Conciliar a conta é conferir se todos os pagamentos foram realmente efetuados pelo banco e nenhum deles foi devolvido, verificar se todos os recebíveis (depósitos e transferências efetuadas a seu favor) realmente entraram na sua conforme esperado; incluindo os recebimentos de vendas efetuadas com cartões de crédito e débito, o que nos leva ao próximo item. 

3) Faça a conferência das receitas recebidas via cartão – O foco aqui é te orientar quanto as vendas realizadas com cartões de crédito ou débito (ou outro meio de pagamento digital que tenha um agente intermediário); você precisa garantir que os prazos para repasse estão sendo respeitados e se os valores líquidos (descontando as taxas da administradora do cartão) estão de acordo com o que foi contratado para cada tipo/bandeira de cartão. Sem essa conferência você nunca terá a certeza de que recebeu corretamente tudo que você vendeu. 

4) Controle suas despesas – Você precisa manter em uma planilha ou ter em um sistema todas as despesas fixas e variáveis da sua empresa; se você categorizar as despesas você ainda consegue analisar e identificar possíveis desvios e/ou gastos desnecessários. 

5) Controle da Receita – Você consegue saber qual a origem das suas receitas? Suas principais receitas são provenientes de clientes por indicação ou pela internet, são receitas recorrentes ou esporádicas?  Qual o prazo médio de recebimento da sua receita? Você sabe a taxa de inadimplência dos seus clientes? Você tem certeza de que seu faturamento não excedeu o é permitido ao MEI? 

6) Demonstração do Resultado – Finalmente, em posse de toda essa informação você conseguirá saber o lucro da sua empresa e quais despesas estão pesando mais em seu orçamento.  A DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) alinhado à um fluxo de caixa eficaz te ajudará a visualizar a saúde financeira da sua empresa, e baseado nisso tomar ações saudáveis para o crescimento do seu negócio. 

Conseguimos te ajudar ou você ficou mais confuso? 

Fique calmo, não se preocupe e deixa a parte complicada para nós, estamos aqui para te ajudar a organizar a vida financeira da sua empresa.   

Nós temos duas linhas de serviços para te ajudar: 

Implantação do seu financeiro e treinamento para que você dê continuidade no dia a dia, ou podemos fazer todo o financeiro para você enquanto você cuida do negócio da sua empresa. 

Gostaria de saber um pouco mais como podemos te ajudar? 

Entre em contato com gente pelo whatsapp, e-mail, o que preferir e siga a MEGGA nas redes sociais.  

Por Kelly Nery

Contadora | CEO da Megga Gestão de Negócios

You might also like

Organize sua empresa com nossa planilha gratuita.

Organizar as finanças da sua
empresa não precisa ser complicado.
Essa planilha gratuita de fluxo de
caixa foi feita pra empresários!