Pagamentos digitais são um novo método que surgiu mediante as inovações do mercado de compra e venda, no qual as empresas encontraram a necessidade de criar um sistema de vendas que fosse “sem fronteiras” e que desse ao cliente a liberdade de pagar pelo produto ou serviço remotamente.    

Saber ao certo qual meio de pagamento digital é o melhor para a sua empresa pode ser um fator decisivo para alavancar as suas vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Nesse artigo vamos contar para você quais são as principais tendências no mercado com relação aos pagamentos digitais. E temos também algumas dicas para que você consiga escolher qual o método que mais funciona para o seu negócio. Confira!   

O que são pagamentos digitais?   

Pagamento digital é todo o pagamento feito de modo online, por meio de alguma transação bancária ou por cartões de débito ou crédito, permitindo que o cliente pague pelo produto independente da sua localização física.   

Basicamente, o pagamento online é um modelo que permite um sistema versátil de compra e venda. Existem vários meios de pagamentos digitais que você pode implementar na sua empresa. Quer saber quais são? Dá uma olhada!   

Quando falamos de pagamentos online, é possível pensar em três opções:   

  1. Gateway   

É um sistema que faz a ligação entre o cliente x comerciante x meios de pagamentos. Ele entra em contato com as operadoras de cartão, verifica a validade dos dados, estando corretas a venda é efetuada.    

Além do uso de cartão de crédito, os gateways também podem oferecer opções de emissão de boletos e transferência eletrônica.  

  1. Intermediador  

O intermediador substitui o gateway, fazendo a conexão entre o cliente x comerciante sem a necessidade de ter contrato com os bancos ou cartões de crédito.  

A responsabilidade pela coleta dos dados do comprador e dos cartões de crédito é dos intermediadores de pagamento, que possuem toda estrutura de segurança.  

  1. Integração direta   

Se você opta pela integração direta você não precisa do gateway e nem do intermediador.  

Nesse caso você precisa investir em tecnologia direto no seu site com uma estrutura de segurança de sistema de pagamento, cumprindo as regras básicas do PCI.  

Pagamentos digitais: como escolher o melhor método?   

Um e-commerce, por exemplo, pode optar por um método de pagamento online contratando um desenvolvedor para implementar um gateway de pagamentos ou optando por um serviço de soluções de pagamento que já esteja no mercado, que é o mais recomendado para uma pequena ou média empresa.   

Dentre esses serviços disponíveis, temos:   

  1. PagSeguro

Funciona como uma ferramenta do UOL, oferecendo garantias de compra e venda online. Essa ferramenta simplifica as transações comerciais e oferece segurança para quem quer comprar pela internet   

  1. PicPay, AME Digital, PayPal e MercadoPago   

São carteiras digitais que funcionam com um dinâmica parecida com o aplicativo Uber ou ifood, no qual você cadastra meios de pagamentos, que podem ser cartões de débito ou crédito, e na hora da compra utiliza o aplicativo para realizar os pagamentos. O MercadoPago é a carteira digital do Mercado Livre, uma das lojas pioneiras do e-commerce no Brasil.   

Mas a novidade do momento é o PIX, que é basicamente um novo meio de receber dinheiro em tempo real e sem restrições, ou seja, você pode enviar e receber dinheiro para qualquer pessoa física ou jurídica, a qualquer momento e sem tarifas.   

Quais as vantagens do sistema de pagamento digital?   

Bom, como pode perceber os pagamentos digitais são uma tendência, se você chegou até aqui na leitura deve ter notado isso. Porém, ficou claro para você quais são as vantagens de optar por esse método? NÃO! Então olha essa lista aqui:   

  • Praticidade   
  • Rapidez, pois basta um simples escaneamento e o pagamento é efetuado com segurança  
  • Não é preciso contar com a maquininha de cartão   
  • Menos tarifas e taxas   

Por que optar por um sistema de pagamentos digitais?   

Depois de ler esse artigo, você deve estar pensando se deve optar ou não por um sistema de pagamentos digitais, não é mesmo? Apostar em um sistema desse tipo significa acompanhar as inovações e tendências do mercado no qual o seu negócio está inserido.   

Além da vantagem de fazer e receber pagamentos em qualquer local, o sistema de pagamento digital funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. A burocracia é mínima, e sem contar com a agilidade, rapidez e praticidade que vai trazer para a sua empresa.   

Gostou desse artigo? Quer melhorar as estratégias do seu negócio e investir em meios de pagamentos digitais? Entre em contato com a Megga e descubra como implementar esses novos métodos pode ajudar a melhorar as vendas da sua empresa.   

Danielle Sarti

Sócia | Contadora

You might also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *