Capital social é o investimento bruto inicial que uma empresa precisa para começar a funcionar e se manter até gerar lucro. São os valores ou bens disponibilizados pelos sócios e investidores para as primeiras despesas, como compra de mobiliário, locação de espaço, contratação de serviços terceirizados, equipamentos e registro de CNPJ. 

Quando abrimos um novo negócio criamos objetivos para serem alcançados, dentre essas metas temos o que pode ser chamado de propósito principal: lucrar.  

Porém antes mesmo de uma empresa começar a gerar lucros é preciso investir na mesma com recursos próprios. Esse primeiro investimento é conhecido como Capital Social.  Basicamente, o Capital Social é aquele valor aplicado para abrir a sua empresa e mantê-la de pé até que ela passe a gerar rendimentos o suficiente por “conta própria”.  

Mas você sabe qual a importância do Capital Social e como chegar no valor correto de investimento? Continue a leitura desse artigo para entender mais sobre o assunto.  

Capital Social

O que é Capital Social?  

Como dita acima, o Capital Social é aquele valor de investimento inicial para abrir uma empresa e mantê-la funcionando por um tempo. Esse valor poder ser relativo a quantias em dinheiro ou em bens.  

A função principal do Capital Social é garantir o funcionamento de um negócio durante o período inicial em que ele ainda não gera nenhum retorno financeiro.  

Como definir o valor do Capital Social? 

O aconselhável é que seja feito um planejamento prévio para que um valor do Capital Social seja calculado corretamente com base a estimativa dos valores necessários para a abertura e funcionamento da empresa.  

Capital Social para MEI:  

O MEI (Microempreendedor Individual) é um profissional autônomo, microempresário. Caso queira entender mais sobre as funcionalidades do MEI acesse: MEI: entenda como funciona o Microempreendedor Individual  

Nesse caso específico não são permitidos sócios, porém é necessário definir o valor do Capital Social. Por isso, orientamos a realização de um registro do quanto foi gasto para o início das atividades, para uma organização e controle próprio das finanças da empresa. Veja abaixo como calcular esses valores do Capital Social?  

Como calcular o Capital Social? 

O Capital Social é entendido como o montante investido pelo empresário e seus sócios quando o negócio ainda está no início de suas atividades. Quando dizemos que uma empresa vale determinado quantia em dinheiro, esse valor está diretamente ligado ao Capital Social.    

Ao entrar com o processo de abertura de empresa é solicitado a data de realização desse capital. Nesse caso a empresa precisa dizer em que dia será realizado o deposito correspondente à esse valor.  

Como formalizando o Capital Social da sua empresa? 

Agora que você entende os detalhes do Capital Social, vamos explicar como formalizar essas informações, veja abaixo:  

Como para algumas empresas é obrigatório definir um valor para o Capital Social, esse deve ser registrado no Contrato Social. É nesse documento que serão descritos todos os detalhes sobre o funcionamento da sua empresa, como por exemplo:  

  • Direitos e deveres de cada sócio da empresa;  
  • Cotas participativas; 
  • Obrigações;  
  • Condições;  
  • Pró-labore;  
  • Regras;  

Ficou com dúvidas?  

O Capital Social é questão de gestão estratégica, fundamental para a sobrevivência da sua empresa. Ele define as primeiras ações e panoramas necessários para que o seu negócio se torne real e comece a gerar lucros.  

Esses valores também correspondem ao seu fluxo inicial de caixa, afinal os recursos financeiros dos primeiros meses virão a partir dele. Mas é importante frisar que o Capital Social perde a sua importância assim que a empresa começar a gerar lucros. O valor que será declarado tem um impacto direto na concessão de créditos bancários e em casos de mudança de sócios.  

Quer saber mais sobre como abrir uma empresa de forma segura e planejada? Entre em contato conosco, a Megga está sempre pensando nas melhores soluções para o seu negócio.  

Por Byanca Ribeiro

Redatora

You might also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *