BPO Financeiro, já ouviu falar? A terceirização do setor financeiro de uma empresa se tornou uma tendência do mercado e pode trazer muitos benefícios para aqueles que decidirem aderi-lo ao seu negócio, como mais segurança financeira e especialistas à disposição. Quer saber mais sobre o assunto? Confira as dicas abaixo!  

O que é BPO Financeiro?  

BPO é a abreviação de Business Process Outsourcing, ou simplesmente, a terceirização dos processos de um negócio. A ideia é terceirizar as atividades que não estejam diretamente ligadas ao serviço principal da empresa. Quando falamos do setor financeiro, o objetivo é contratar uma empresa especializada na função para garantir que os fluxos operacionais sejam executados com eficiência necessária.  

Muitas empresas, de todos os portes e segmentos, optam por essa alternativa para aumentar a produtividade e a lucratividade e ao mesmo tempo reduzir custos. 

É importante ressaltar que o BPO financeiro aumenta as chances de sobrevivência da empresa. O Sebrae indica que o nível de continuidade do negócio com até dois anos é de 58%, quando os Microempreendedores Individuais (MEI ‘s) são excluídos. Isso quer dizer que cerca de 42% das organizações fecham nesse mesmo período. 

É super comum que os empreendedores tenham dificuldades com a gestão financeira e fiscal dos seus negócios. O problema é que essas falhas tendem a prejudicar o crescimento sustentável da empresa. 

BPO Financeiro: quais são as responsabilidades? 

Toda e qualquer atividade financeira é suscetível a terceirização, como contas a pagar e a receber, faturamento e fluxo de caixa. Entre as atividades que podem ser terceirizadas estão:  

  • Gestão de contas a pagar e receber: cuidar das contas a pagar da empresa, fazendo os registros ou agendando pagamentos no internet banking para o cliente autorizar e no caso das contas a receber, a tarefa é lançar os próximos recebimentos e, em alguns casos, emitir boletos bancários e notas fiscais.  
  • Conciliação Bancária: consiste em conferir as movimentações do cliente e garantir que os saldos coincidam com a conta bancária da empresa.  
  • Análise de crédito: nesse caso cabe ao BPO avaliar a capacidade de pagamento pelo indicado NCC (Necessidade de Capital de Giro) e o histórico de crédito de clientes e empresas, além de cuidar da reputação do próprio cliente. 
  • Gestão de documentação: o serviço de gestão da documentação, deixa o contador terceirizado responsável pelo arquivamento e auditoria de todos os documentos financeiros da empresa. O escritório deve estar preparado para fazer todo o trabalho no meio digital e garantir a proteção dos dados confidenciais, sempre de olho na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Quais são as vantagens de optar por um BPO?  

O outsourcing é uma opção interessante para o meio financeiro, pois uma otimização bem feita da gestão leva a uma potencialização de resultados. Os especialistas também podem focar na administração orçamentária, com o objetivo de identificar oportunidades de novos investimentos, áreas de atuação ou diversificação de produtos. 

Quando o BPO é feito de maneira correta o seu foco estratégico é bastante relevante, e auxilia o empreendedor nas decisões e rotinas diárias. Veja os principais pontos:  

  • Auxílio no controle de pagamentos e recebimentos e o equilíbrio do caixa com a liberação rápida dos recursos para capital de giro. 
  • Diminuição dos custos trabalhistas com áreas que não fazem parte do core businessatividade principal da empresa, o que permite atender à demanda do setor de acordo com o crescimento organizacional. 
  • Diminuição dos custos operacionais devido à padronização das rotinas de trabalho e automação dos processos. 

Entre outros benefícios e devido a isso, o BPO é uma das melhores opções para aumentar a eficiência dos processos e assegurar sua melhoria contínua. 

Agora, você já sabe o que é o BPO financeiro, certo?  Nós da Megga nos empenhamos para ajudar você a fazer sempre as melhores escolhas para que o seu negócio obtenha um crescimento sustentável.  

E você, o que achou da possibilidade de aplicar o conceito de BPO no financeiro da sua empresa? Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco! 

Por Byanca Ribeiro  

Redatora  

You might also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *