Os bancos digitais estão crescendo e são uma alternativa para aqueles clientes que desejam evitar as burocracias dos bancos tradicionais. Utilizando a tecnologia para ter mais controle financeiro e acompanhar as tendências do mercado. 

Neste post, você vai entender qual a diferença de banco digital para um banco tradicional e como a tecnologia pode facilitar a sua vida nessa área. 

É muito importante frisar que os bancos digitais são instituições regularizadas pelo Banco Central e protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito. Tudo isso certifica que as contas digitais tenham a mesma proteção e segurança de um banco tradicional.

O que é um Banco Digital? 

Banco digital é, basicamente, uma instituição que não oferece atendimento presencial, todos os processos são realizados digitalmente.

Desde a abertura da conta bancária até esclarecimento de possíveis dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador ou aplicativos. 

Eles surgem com novas propostas e buscam resolver problemas como tarifas elevadas, falta de transparência, entre outros, de maneira rápida e simples.

O objetivo principal é ter mais agilidade no atendimento e, assim, atingir um número maior de clientes. Oferecem serviços como: 

  • Conta corrente digital sem tarifa
  • Cartão de crédito, em muitos casos sem anuidade
  • Maior facilidade para realizar investimentos

Como saber qual o melhor Banco Digital?

O melhor banco é aquele que oferece serviços que mais se adaptam às suas necessidades. A seguir, você verá que existem diversas opções. 

A tarifa zero já é uma realidade para os clientes dessas empresas e não é mais nenhuma novidade, por isso outros critérios passaram a  pesar na hora de escolher. Os principais são: 

  • Tipos de pagamento: em alguns bancos digitais é possível cadastrar débito automático e pagar guias de impostos, como IPVA, IPTU e DARF. Porém, existem alguns que  ainda não oferecem esses serviços;
  • Funcionalidades do aplicativo: a busca por uma interface que seja mais fácil de utilizar, conquistar mais clientes;
  • Serviços adicionais: o cashback tem sido um diferencial na ora de escolher, há bancos digitais que oferecem esse benefício de receber o dinheiro de volta na compra de produtos em lojas parceiras;

Quais são os principais Bancos Digitais?

  1. Nubank 

O Nubank é uma startup, fundada em 2013, que inicialmente tinha apenas o oferecimento do cartão de crédito. Em 2017 se tornou uma das mais importantes fintechs brasileiras com o lançamento da sua conta digital, a NuConta, que elimina diversas burocracias e possui um diferencial que é a possibilidade de criação de uma conta digital para Pessoa Jurídica (PJ). 

O Nubank conquistou clientes por ter uma plataforma simples e intuitiva 

  1. Mercado Pago 

Plataforma de pagamentos online, criada pela Mercado Livre em 2019, faz a função de um banco digital e foi desenvolvido para facilitar as transações de valores entre os clientes e o site de vendas, mas acabou se tornando uma carteira digital. 

Os seus clientes têm direito a cartões internacionais, saques na rede Banco24Horas e opções de investimentos. 

  1. Banco Inter 

Pelo aplicativo do Banco Inter é possível realizar todas as transações, pois o banco é isento de tarifas, mesmo para transferências e saques na rede 24h.

O Banco Inter ajudou a popularizar os bancos digitais no país, pois a instituição não cobra taxas para a abertura de conta corrente e nem para serviços básicos ou transferências. 

Seus clientes têm direito a um cartão de crédito sem anuidade e com cashback. Porém o seu maior diferencial é o depósito com boleto, no qual é possível depositar uma quantia em sua conta apenas gerando um boleto pelo aplicativo e pagar em qualquer lotérica e também oferece os mesmos serviços para pessoa jurídica, sendo outra alternativa para PMEs.

Bancos digitais são diferentes de bancos digitalizados!

Canais interativos e plataformas digitais não são o suficiente para classificar uma instituição financeira como banco virtual! É necessário oferecer um serviço que dispense totalmente a presença física do cliente na agência bancária. 

Do contrário, o serviço fornecido pode ser considerado apenas de um banco digitalizado e não de um banco digital.

A Febraban destaca três características principais dos bancos digitais, para que não haja dúvidas:

  • Captura de documentos e informações do cliente devem ser feitos de forma totalmente digital e coleta eletrônica de assinatura;
  • Todas as contratações de produtos e consultas são feitas online ou por telefone;
  • Resolução de problemas realizada, somente,  por múltiplos canais virtuais;
Gostou de saber mais sobre os bancos digitais?

A fim de atender às mudanças do mercado financeiro, a Megga é uma empresa contábil que dá suporte a diferentes clientes que possuem conta digital. Nossa equipe possui o atendimento personalizado para seus objetivos, seu perfil pessoal e o do seu negócio. Para saber mais informações entre em contato conosco e tire suas dúvidas! 

Por Byanca Ribeiro

Redatora

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