O setor contábil de uma empresa funciona acima de tudo de um modo estratégico interligando vários setores. Afinal para que o seu negócio cresça verdadeiramente é preciso um bom planejamento financeiro e tributário.  

O departamento pessoal entra em cena na administração dos funcionários, que vão desde a admissão até a demissão dos colaboradores, percorrendo rotinas como férias, folha de pagamentos e outros benefícios.  

Ter uma empresa que funciona bem todos esses setores é um verdadeiro desafio. Por isso, o departamento pessoal é tão importante, para manter essas questões burocráticas em dia, garantindo que a emissão e gerenciamento de todos esses documentos sejam feitos de forma correta.  

Continue a leitura desse artigo para entender mais sobre os benefícios de um departamento pessoal bem organizado e como é a relação desse setor com a contabilidade:  

O que faz o setor de Departamento Pessoal?  

O departamento pessoal é uma área especializada na gestão de funcionários e colaboradores de uma empresa. Ele gerencia a folha de pagamentos, férias, controle de atestados, banco de horas trabalhadas e outros benefícios. Essa é a área responsável, também pela organização das questões mais burocráticas.  

Pode-se dizer que o departamento pessoal é um dos setores que fazem com que a empresa se mantenha em dia com as obrigações para com seus funcionários e controla as suas atividades. 

Quais são as funções do Departamento Pessoal?  

O departamento pessoal, que organiza uma série de tarefas burocráticas ligada aos funcionários de uma empresa. Para entender como funciona esse setor veja abaixo uma lista com as suas funções:  

  1. Documentação dos funcionários e colaboradores:  

Quando a empresa contrata um novo empregado existe uma série de documentações que devem ser emitidas e organizadas pelo departamento pessoal. Todo o processo de contratos, controle de ponto e entre outros.  

Pelo e-social é possível ter um maior controle desses documentos, evitando toda a papelada gerado por esses processos de admissão de um novo funcionário. Acesse o nosso artigo sobre e-social para entender mais sobre o assunto: https://meggagestao.com.br/e-social/ 

  1. Controle de frequência:  

É fundamental que haja um controle de frequência das atividades de um time, seja elas sobre o cumprimento de horas de trabalho, hora extra e afins. Caso essas atividades não sejam reguladas, podem aparecer irregularidades na hora de fazer a gestão de pagamentos e outros benefícios.  

O departamento pessoal tem por função organizar as horas trabalhadas e fazer o seu registro. Afinal, todas essas ações devem ser registradas posteriormente na folha de pagamento.  

  1. Folha de pagamentos:  

Esse documento envolve uma série de informações, incluindo o salário, benefícios, décimo terceiro e o recolhimento de taxas, como imposto de renda, contribuição sindical, INSS e FGTS. É função do departamento pessoal gerenciar todas essas questões e garantir a emissão correta do documento.  

A gestão dos benefícios é fundamental para o cálculo final da folha de pagamentos. É preciso garantir que o funcionário tenha todos os seus direitos assegurados e que o desconto feito sobre a remuneração esteja de acordo com as normas definidas no contrato.  

  1. Licenças e férias:  

Questões como licenças e férias, ou afastamentos e acidentes de trabalho são administradas pelo departamento pessoal. Os documentos são enviados, juntamente com a folha de pagamentos e o contato com os órgãos públicos é feito.  

Esse setor também é responsável por acompanhar se esses prazos de férias e licenças estão sendo cumpridos. 

  1. Representação perante órgãos oficiais e fiscais:  

O departamento pessoal é o responsável por enviar os documentos aos órgãos fiscais como Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações À Previdência Social, entre outros. Esse setor também é o responsável por receber e gerenciar os registros de passivos trabalhistas.  

Qual a real importância do departamento pessoal para a sua empresa?  

O departamento pessoal é o grande responsável, dentro de uma empresa, pelo cumprimento das leis trabalhistas, evitando possíveis transtornos.  

Ele coloca todos os documentos da empresa em ordem, dependendo do tamanho da empresa há um grande número de registros que devem ser acompanhados, o departamento pessoal faz esse acompanhamento e gerenciamento. Por isso é tão importante a existência de uma área especializada nesse assunto funcionando dentro de uma empresa.  

O departamento pessoal também é o responsável pelo contato com diversos órgãos públicos, como visto anteriormente, é fundamental para que o empreendimento se mantenha regularizado.  

Em alguns casos, o número de funcionários é muito grande e manter o registro de todos de uma forma manual pode demandar muito da equipe de departamento pessoal, por isso existem algumas plataformas digitais, como a própria e-social, citada anteriormente nesse artigo. 

Por que você deve alinhar o departamento pessoal com o setor contábil da sua empresa?  

Para que o trabalho de um contador seja feito de forma correta, é entendido que todos as obrigações fiscais e trabalhistas da empresa estejam em dia.  

Como o departamento pessoal é o grande responsável por manter o gerenciamento sobre as documentações e todos as questões burocráticas, o alinhamento desses dois setores se faz necessário para que o crescimento da empresa aconteça de forma saudável e as demandas sejam atendidas da melhor forma possível.  

Se um desses setores estiver desorganizado com relação as suas demandas, os esforços para manter a organização da empresa se tornam mais complicados. Por isso manter essas duas áreas trabalhando em conjunto de um modo ajustado as demandas de cada um, faz com que a empresa funcione de uma maneira mais saudável.  

Dúvidas sobre departamento pessoal? 

Percebeu o quanto esse setor é importante para o funcionamento da sua empresa? A administração bem feita da documentação e processos burocráticos em ordem é de fundamental para manter o seu negócio organizado e funcionando dentro da Lei.  

A Megga oferece o serviço de departamento pessoal integrado com todas as funções contábeis, tudo para deixar mais confortável a execução de todas as tarefas organizacionais da sua empresa.  

Venha fazer uma consultoria contábil conosco e descubra quais são as dores do seu empreendimento.   

Por Byanca Ribeiro

Redatora

You might also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *